Retiro Tuga

AVISO: Este site não hospeda nenhuns ficheiros. Apenas contém links para outras páginas disponíveis na internet. Faça os downloads somente para teste, devendo de seguida apagá-los. Se gostar compre, somos totalmente a favor da preservação dos direitos de autor.

Hillary Clinton pede a Espanha para receber presos de Guantánamo

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, pediu hoje ao Governo espanhol para receber presos de Guantánamo, anunciou o seu homólogo, Miguel Angel Moratinos, depois do primeiro encontro oficial entre ambos, no Departamento de Estado. Moratinos saudou ainda “uma nova etapa nas relações entre os Estados Unidos e Espanha, mais intensas, mais frutíferas”, depois de anos de frieza diplomática entre o Governo de Zapatero e a Administração Bush.

Na reunião, de apenas 20 minutos, Clinton solicitou “ajuda na solução deste drama, desta tragédia inaceitável que são os presos de Guantánamo”, explicou Moratinos aos jornalistas em Washington. “Respondi que Espanha está em princípio disposta a colaborar no acolhimento de alguns presos sempre e quando as condições jurídicas forem aceitáveis (...) caso a caso.”

Os presos que Clinton quer que Madrid receba integram aqueles – entre 50 e 60 – que o Pentágono já considerou que não cometeram quaisquer crimes nem representam uma ameaça, mas que não podem ser enviados para os seus países de origem pois correriam riscos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luis Amado, propôs aos parceiros da União Europeia que se disponibilizem a recebê-los, mas apesar de alguns países já terem secundado essa posição, ainda não se avançou muito no sentido de um acordo geral. Ontem, os grupos de defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional e Human Rights Watch pediram uma vez mais à UE e ao Canadá para receberam estes presos.

Fonte: Público

Posts Relacionados:



0 comentários:

Faça um donativo

Tempo

Subscreva

Insira o seu email:

Delivered by FeedBurner

Banner


Parceiros

Seguidores

Publicidade

500 euro em compras - 120x600 GIF 5 Estrelas 120x600

Estatísticas